Saúde - higiene e problemas sociais
Higiene e problemas sociais
Disciplina: SAÚDE
Tema: MEU CORPO
- Reconhece uma boa saúde para os jovens rapazes e raparigas.
- Identifica cuidados de higiene do corpo associados ao desenvolvimento na puberdade.
A higiene individual depende de hábitos diários que permitem, por exemplo, a eliminação de alguns microrganismos e toxinas que se acumulam no corpo, nos alimentos e nos objetos.
Por isso, os dentes devem ser escovados após as refeições. A higiene oral evita a acumulação de placa bacteriana e o desenvolvimento de cáries. É igualmente importante a utilização do fio dentário.
As mãos contatam, a todo o momento, com diferentes objetos; são o veículo privilegiado para os microrganismos patogénicos. A lavagem das mãos é fundamental. É um modo de prevenção de doenças, como a gripe, o COVID-19 etc...
A partir da puberdade, algumas glândulas sudoríparas tornam-se ativas. A acumulação de odores desagradáveis, nas axilas e na região púbica, acentua-se na adolescência - o banho diário e o uso de desodorizantes são imprescindíveis.
Ser-se saudável implica o bem estar físico, mental e social. Por isso, quando os nossos atos contrariam este bem estar, a saúde do nosso organismo é prejudicada. Para promover a saúde, a higiene é uma medida indispensável.
Higiene: conjunto de ações que contribuem para o bem-estar e a diminuição de doenças infeciosas e transmissíveis.
Higiene comunitária: conjunto de regras que zelam pela saúde coletiva.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é <<um estado de completo bem-estar, físico, psíquico e social de um indivíduo e não só a ausência de doença>>.
Há assim, muitos fatores que influenciam saúde de um indivíduo:
- os serviços médicos disponíveis;
- as condições ambientais (por exemplo, habitação, trabalho, saneamento básico);
- o afeto dos outros e a condição social;
- As características individuais (por exemplo, doenças hereditárias);
- O estilo de vida (por exemplo, prática de desporto, hábitos alimentares saudáveis);
Assim, a higiene compreende um conjunto de normas e atitudes para assegurar o bem-estar físico e psíquico das pessoas e para que estas possam manter uma relação equilibrada e harmoniosa com o
meio.
- Higiene pessoal: para assegurar o bem-estar e a saúde do nosso corpo há que cumprir normas de higiene pessoal, tanto física como mental.
- A higiene física: procura manter a limpeza da corpo, o bom funcionamento dos órgãos e hábitos de vida saudáveis, como uma adequada dieta alimentar.
- Higiene mental procura evitar ambientes de stress excessivo, que possam causar perturbações psíquicas.
A higiene individual depende de hábitos diários que permitem, por exemplo, a eliminação de alguns microrganismos e toxinas que se acumulam no corpo, nos alimentos e nos objetos. Por isso, os dentes devem ser escovados após as refeições. A higiene oral evita a acumulação de placa bacteriana e o desenvolvimento de cáries. É igualmente importante a utilização do fio dentário.
As mãos contatam, a todo o momento, com diferentes objetos; são o veículo privilegiado para os microrganismos patogénicos. A lavagem das mãos é fundamental. É um modo de prevenção de doenças, como a gripe, o COVID-19 etc...
A partir da puberdade, algumas glândulas sudoríparas tornam-se ativas. A acumulação de odores desagradáveis, nas axilas e na região púbica, acentua-se na adolescência - o banho diário e o uso de desodorizantes são imprescindíveis.
Higiene adequada
- lavar os dentes regularmente três vezes por dia, usando dentífrico com flúor e fio dentário, para remover partículas mais difíceis de extrair dos espaços entre os dentes.
- Manter o cabelo bem lavado e não partilhar pentes, escovas ou bonés, pois podem transmitir parasitas. Se acontecer, deve usar-se champô desparasitante.
- Manter a pele em bom estado com um banho diário. Se se tornar seca, deve aplicar-se um creme hidratante. Deve evitar-se exposições solares prolongadas e nas horas de maior calor.
- Lavar as mãos com frequência, especialmente antes de tocar em alimentos e depois de usar os sanitários.
- Manter as unhas curtas e limpas.
Postura correta
- evita deformações no esqueleto.
Devemos sentar-nos com as costas direitas, distribuir o peso que transportamos pelos dois ombros superiores, ou usar mochila bem colocada, e evitar caminhar com as costas curvadas.
- Descanso adequado: um período do sono adequado à idade e às atividades é fundamental parar a recuperação física e para o equilíbrio mental. Por exemplo, um jovem entre os 10 e os 15 anos deve dormir cerca de 10 horas por dia.
- Prática regular de exercícios
- Contribui para o bem estar geral.
- Melhora a ventilação pulmonar.
- Reduz os riscos de doenças do coração, hipertensão e diabetes.
- Fortalece os ossos e mantém as articulações saudáveis.
- Aumenta a resistência muscular.
- Melhora a posição e o funcionamento mental.
- Ajuda a manter o peso saudável.
Alimentação equilibrada
- A alimentação deve ser variada e equilibrada, com cinco refeições diárias, tendo em conta as necessidades do indivíduo.
Há ainda que ter em conta outros cuidados de modo a evitar prejuízos para a saúde.
- Usar vestuário e calçado sempre limpos, adaptados ao clima e confortáveis. O vestuário muito apertado dificulta a circulação (em especial na puberdade, a transpiração é intensa, por isso, a roupa deve ser mudada diariamente.
- Evitar olhar durante muito tempo ou de muito perto para um ecrã de televisão ou para o monitor de um computador, pois pode prejudicar a visão. (deve manter-se a distância correta em relação ao ecrã da televisão ou do computador.
- Evitar ouvir música com um volume excessivamente alto, pois pode afetar a audição. (reduzir o volume de som favorece a audição e causa menos poluição sonora).
- Visitar periodicamente o médico para controlar o estado de saúde. A prevenção é a melhor forma de evitar doenças. (se ficarmos doentes, devemos cumprir com rigor as orientações médicas)
Comentários
Enviar um comentário