Seres vivos Microscópicos (CN)

Temas a abordar: os seres vivos

Disciplina: Ciências Naturais
Tema : Ciência da Biologia / Diversidade dos seres vivos 
Subtema Do ponto de vista dos seres humanos, existem seres vivos que lhes podem trazer benefícios e outros que não lhes trazem benefícios.




Alguns seres vivos que provocam impacto, nos seres humanos, nos animais e nas plantas.

Existem serem vivos microscópicos.

Os seres vivos microscópicos são, geralmente, constituídos por uma só célula - seres unicelulares. Outros seres vivos são constituídos por muitas células- seres pluricelulares.


  •  Em cada ser unicelular, todas as funções, como sejam a respiração, a alimentação, a reprodução, etc., passam-se na própria célula.

  • Nos seres pluricelulares há diversos tipos de células que se encontram associadas segundo a forma, a dimensão e o trabalho que realizam.

 O microscópio: é um instrumento muito importante no estudo dos seres vivos. Graças a ele sabe-se, desde o século XIX, que os seres vivos são formados por células.


  
A célula é a unidade fundamental da constituição dos seres vivos.




Na célula há a considerar, como constituintes fundamentais:
o   A membrana celular- invólucro que limita a célula; nas células das plantas, a membrana encontra-se rodeada, exteriormente, por um invólucro mais espesso denominada parede celular.

o   O citoplasma, conteúdo celular mais ou menos transparente e gelatinoso onde se encontram os organelos[1] necessários à vida da célula.

o   O núcleo, organelo, geralmente com a forma esférica, que controla a célula e a sua divisão.

·      A forma das células é muito variada, desde as formas geométricas diversas até à ausência de forma definida.
·       Do mesmo modo, as células variam muito de dimensão, desse a gema dos ovos das aves, que pode medir vários centímetros de diâmetro, até as que medem apenas 0,0001 do milímetro.





[1] Pequenos órgãos responsáveis por diversas funções que mantêm a célula viva.





Louis Pasteur foi um dos maiores nomes da Ciência e pioneiro das modernas Químicas e Biologia, tendo provado que só seres vivos originam outros seres vivos.

O seu trabalho foi fundamental para compreender e melhorar processos como a produção do vinho e da cerveja, a desinfeção nas cirurgias e a conservação de alimentos, tendo criado um processo chamado pasteurização. Percebeu as características das doenças contagiosas e lançou as bases da vacinação.


O trabalho de Pasteur deu origem a ramos da Ciência como a Microbiologia e a Imunologia. Sobre o seu método experimental comentou: << A imaginação deve dar assas ao nosso pensamento, mas precisamos sempre de provas experimentais decisivas. E quando chega o momento de interpretar observações e tirar conclusões, a imaginação tem que ser confirmada pelos resultados reais da experiência.>>




MICRÓBIOS

Amigos ou inimigos?

Sem microrganismos não existiria vida à superfície da Terra. Esses pequenos seres microscópicos, que povoam mares, solos e poeiras, que vivem na comida que comemos, no ar que respiramos e até em nos próprios, estão longe de ser unicamente veículos de doenças. Eles mantêm ativa a vida terrestre, influenciam todo o nosso processo alimentar, deram origem aos depósitos de carvão e petróleo de que dependem muitas indústrias, atuam na deterioração da matéria e da transformação de desperdícios, e intervêm em indústrias, como a do vinho ou da cerveja, assim como na produção de antibióticos, vacinas e hormonas sintéticas.

Os Micróbios e o Homem (adaptado)


Os micróbios, são seres vivos de reduzidas dimensões que só podem ser observados com a ajuda do microscópio. Podem ser úteis ou prejudiciais.
Dá-se o nome de micróbios ou microrganismos aos seres vivos de tamanho tão pequeno que só são visíveis com ajuda do microscópio. Normalmente são seres unicelulares, ou seja, constituídos por uma única célula, embora existam alguns pluricelulares, constituídos por pequenos grupos de células.

Que tipos de micróbios existem?

Os micróbios podem ser, vírusbactériasprotozoários e fungos microscópicos.  


Quais são os micróbios que causam doenças?

Há muitos microrganismos que são prejudiciais, pois podem causar doenças e a morte a plantas e a animais, incluindo os seres humanos. Estes denominam-se microrganismos patogénicos.

Nos seres humanos, provocam várias doenças, como por exemplo:
·       Sarampo, a rubéola, a gripe e a poliomielite, causada por vírus.
·       A pneumonia, a cólera, a tuberculose, o tétano e a meningite, causadas por bactérias.
·       O pé de atleta e a tinha, causadas por fungos;
·       O paludismo e a doença do sono, causadas por protozoários.

Também as plantas podem sofrer doenças causadas por fungos, como por exemplo, o oídio da videira e o míldio da batateira; 
por vírus como, por exemplo, as nervuras grossas da alface, ou por bactérias, como, por exemplo, o mosqueado do tomateiro.   


Como é que os micróbios podem ser úteis? 


Ações benéficas de microrganismos

Fabrico de alimentos
Algumas leveduras intervêm na obtenção da cerveja, do vinho, do vinagre e do pão. Certas bactérias coagulam o leite, permitindo a obtenção do queijo, ou transformando-o em iogurtes.
Digestão
Os micróbios úteis que existem no tubo digestivo ajudam na decomposição dos alimentos e fabricam algumas vitaminas. (exemplo, Escherichia coli)
Indústria farmacêutica
A indústria farmacêutica usa determinadas espécies de microrganismos para produzir antibióticos, vitaminas e vacinas.
Produção de energia
A acumulação e a decomposição de microrganismos do plâncton, causadas pela ação de bactérias durante milhões de anos, originaram o petróleo. Também para a produção de biogás são utilizadas bactérias que decompõem os restos animais e vegetais.
(ex. carvão) 
Nos solos na agricultura 
A ação decompositora de diferentes espécies de microrganismos sobre a matéria orgânica transforma esta em matéria mineral necessária para as plantas.
(entre outras que estudarás no 6º ano)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

QUADRILÁTEROS- CLASSIFICAÇÃO

Português_Gramática (Regras de translineação )

Língua portuguesa - subclasse do nome