Ciências Sociais "Eu a minha família e a minha comunidade"
Disciplina de Ciências Sociais
Tema: transversal "Eu com a minha família e Eu e minha comunidade"
Subtema: impacto ambiental
CS5.2.1
1. Compreender as causas e os impactos causados pelos riscos de desastres naturais e de desastres causadas pelas pessoas e como é que as famílias podem prevenir e gerir os impactos negativos.
Impacto ambiental, podem ser definido como alterações do meio ambiente provocadas pelo homem e suas atividades. No entanto qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental. Esse impacto, no entanto, poderá ser positivo ou negativo.
Desastres naturais
Os desastres naturais, representam um conjunto de fenómenos que fazem parte da geodinâmica da terrestre, sendo esta da natureza do planeta.
Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser humano e alguns seres vivos.
Muitos desastres ocorrem porque o planeta Terra está a sofrer, com o aquecimento global e o efeito estufa, o que leva o aumento de desastres naturais associados pelo desequilíbrio da natureza.
Os desastres naturais causam muito danos e prejuízos aos seres humanos e geram, também diversos impactos na sociedade.
Assim os desastres naturais são classificados por:
Tempestades: são chuvas, neve, areia, granizo, raios e podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam. Podem levar a situações catastróficas tal qual, o deslizamento de terras, de gelo, caída de árvores ou torres de energia, dentre outros.
Terremotos (Sismos) e Maremotos (Tsunamis): Também chamados de abalos sísmicos, representam fenómenos de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, que ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra. Os maremotos ou tsunamis são os terremotos que acontecem dentro dos mares, provocando imensas deslocações de água.
Furacões, Ciclones e Tufão: fenómenos intensificados pelas massas de ar, os quais, dependendo da força que atingem pode arrasar cidades inteiras.
Seca: Intensificada nos últimos anos com o aquecimento global, a seca tornou-se um problema enfrentado por muitos grupos pelo mundo. Dessa forma, as alterações climáticas têm demostrado que diversas foram as consequências das ações humanas durante séculos no planeta, gerando problemas como a seca e consequentemente à expansão do processo de desertificação.
Erupções Vulcânicas: As erupções vulcânicas são perigosas na medida em que a lava expelida pelos vulcões é tão quente que pode destruir comunidades, vegetais e animais, dependendo do local que atuam.
Inundações: As inundações ou enchentes são fenómenos da natureza, intensificados pela ação humana e que vem aumentando de maneira significativa nas últimas décadas. Um exemplo é o excesso de lixo, os quais entopem os bueiros, impedindo a passagem de água. As enchentes e inundações, causadas pelo aumento de quantidade das chuvas e impedimento da evacuação, provocam desabamentos que podem levar a morte de milhares de pessoas, além de grande destruição.
Desastres Naturais no Mundo
Alguns dos principais desastres naturais que marcaram o mundo na atualidade foram:
Sismo e Tsunami na Indonésia: em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9 devastou grande parte da costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O terceiro maior maremoto do mundo, atingiu cerca de quinze países da região, resultando na morte de mais de 230 mil pessoas.
Furacão Katrina: em 29 de agosto de 2005, nos Estados Unidos, surge um enorme furacão de categoria 5, responsável por destruir parte da região litorânea sul do país. As velocidades dos ventos ultrapassaram 280 quilómetros por hora e resultou na morte de duas mil pessoas.
Terremoto do Haiti: em 12 de janeiro de 2010, Porto príncipe, a capital do Haiti foi atingida por um terremoto de magnitude 7, levando a morte de mais de 200 mil pessoas.
Curiosidade: O Tsunami é uma série de ondas gigantescas ocasionadas pela mobilização de um grande volume de água. Essas ondas se alastram pelo oceano até encontrar uma barreira que as trave, tal como o litoral. Estes abalos marítimos, também conhecidos como maremotos, reúnem uma grande quantidade de força, gerando uma ou mais ondas (tsunamis) com admirável poder de destruição. As massas de água que chegam à região costeira e arrebentam em ondas que podem ultrapassar 10 metros
O tsunami que aconteceu na Indonésia em 26 de dezembro de 2004, atingiu a marca de 480 km/h. Ademais, os tsunamis não estão relacionados com as marés, posto que o termo procede de seu aspeto mais comum, que é a de uma "pororoca" extraordinariamente alta.
Comentários
Enviar um comentário