SAÚDE: Puberdade_Como se modifica o nosso corpo durante o crescimento?

Temas a abordar: O MEU CORPO
Sub tema: Puberdade
Competências : identificar elementos da puberdade
Identificar as mudanças que acontecem na puberdade,
de acordo com a idade.





Puberdade
Como se modifica o nosso corpo durante o crescimento?


A função que permite aos seres vivos darem origem a outros seres vivos da mesma espécie chama-se reprodução. A reprodução é responsável pela conservação das espécies e pela existência de vida no nosso planeta.

Tal como muitas espécies, o ser humano tem reprodução sexuada, possuindo órgãos específicos para esta função -os órgãos sexuais masculinos e os órgãos sexuais femininos que produzem células sexuais masculinas e femininas, as quais se unem na fecundação para dar origem a um novo ser. 

puberdade corresponde ao início do funcionamento dos órgãos reprodutores, ocorrem entre os 10 e os 16 anos e prepara o organismo para a reprodução na idade adulta.

            A puberdade marca o início de um período muito especial – adolescência. Nesta fase do desenvolvimento humano ocorrem muitas transformações no organismo, que conduzem ao aparecimento de caraterísticas adultas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a adolescência corresponde ao período entre os 10 e os 19 anos.  

Nos primeiros anos de vida, meninos e meninas apresentam aspetos muito semelhantes; nos bebés, é mesmo impossível distinguir o género caso não estejam despidos.
As características que nos permitem diferenciar os géneros (masculino e feminino) são os carateres sexuais. 




Ambos os géneros têm caraterísticas que os distinguem entre si, algumas delas estão presentes no momento do nascimento, outras vão surgindo com o desenvolvimento. À nascença, os órgãos genitais são o único aspeto que diferencia fisicamente meninos e meninas, por isso, estes são os carateres sexuais primários.

Como consequência da puberdade, o corpo do adolescente sofre várias transformações que acentuam as diferenças entre os sexos. As caraterísticas, exclusivas de cada género, que se manifestam após a puberdade são os carateres sexuais secundários.  


Carateres sexuais secundários

Feminino
Masculino

  •       Crescimento das mamas
  •      Desenvolvimento dos órgãos genitais
  •     Aparecimento da menarca*
  •    Aparecimento de pelos na zona púbica e nas axilas
  •         Alargamento da bacia
  •     Acumulação de gordura nas coxas, nádegas e ancas
  •        Aparecimento de acne 


  •       Aumento do tamanho dos testículos e do pénis
  •      Produção de esperma
  •    Aparecimento de pelos na zona púbica, nas axilas, no corpo e no rosto (barba)
  •       Alargamento dos ombros
  •      Desenvolvimento da musculatura 
  •       Alteração da voz
  •      Aparecimento do acne 

*A menarca indicia que os ovários iniciaram a sua atividade: ovulam e produzem as hormonas que controlam os ciclos ovárico e uterino. 






















Durante o seu desenvolvimento e à medida que a idade avança, o corpo passa por transformações físicas e psicológicas que estão relacionadas com as etapas da vida humana:

Infância. Corresponde os primeiros anos de vida. Nesta etapa aumenta a coordenação física e o desenvolvimento mental. O crescimento, inicialmente rápido, é relativamente contínuo. 

Adolescência. Nesta etapa ocorre um crescimento acelerado, em que o indivíduo atinge a sua altura máxima, condicionado pela herança genética, pelos hábitos alimentares e por fatores ambientais. A puberdade é o período inicial da adolescência, em que se inicia o funcionamento do aparelho reprodutor.

A idade adulta. Considera-se em regra, a partir dos 21 anos de idade. Nesta etapa termina o desenvolvimento corporal e os órgãos alcançam a sua massa máxima. À medida que um adulto envelhece, há perde de elasticidade da pele, da densidade óssea e do rendimento visual e auditivo. Apesar disso, as pessoas devem manter-se física e mentalmente ativas.

Ainda que desde a puberdade o corpo comece a ter capacidade reprodutiva, isto não significa que um adolescente esteja preparado para a maternidade ou paternidade. Alem da capacidade biológica, é necessário desenvolver outras capacidades para poder assumir um papel tão importante. Um filho deve ser resultado de um ato sexual responsável e consciente, fruto do afeto e da vontade dos seus pais.


As transformações que ocorrem na adolescência não são apenas físicas, muitas delas são psicológicas e sociais.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

QUADRILÁTEROS- CLASSIFICAÇÃO

Português_Gramática (Regras de translineação )

Língua portuguesa - subclasse do nome